Conheça os fundadores

Eddie Massinga

Co-fundador

René Meneses

Co-fundador

Mensagem dos Criadores

Somos verdadeiramente apaixonados pelo que fazemos e seguimos firmes no nosso compromisso de “melhorar o mundo um dia de cada vez…”

Não é segredo que a Micromobilidade está em franca expansão. As soluções de última milha alteraram transversalmente a vida urbana. De acordo com a McKinsey & Company, a indústria valerá 400 Bilhões de Dólares até 2030, com mais de 30 milhões de veículos que precisam de ser carregados e estacionados e até 2050 seremos 5 Bilhões de Condutores de Veículos de Micro-Mobilidade.

No Município de Maputo, preocupações como congestionamento de tráfego, alto custo de propriedade de um carro e seu enorme impacto ambiental tem influenciado cada vez mais pessoas a cogitarem meios alternativos de transporte com maior eficiência, praticidade e acessibilidade. O uso da Micromobilidade em cidades que sofrem com o tráfego intenso tem um potencial significativo de impulsionar o sistema de transporte local – além de aliviar o congestionamento e reduzir as emissões de carbono.

De 2019-2023 a nossa solução influenciou tendências de comportamento para a adopção do transporte público como modo de transporte primário na zona sul de Moçambique, tendo reflectido na redução da emissão de Dióxido de Carbono na atmosfera que seria poluído por carros particulares. Em média, um carro é ocupado por apenas 1,2 pessoas e percorre apenas 35 km por dia. Isso significa que os carros normais são grandes demais para 95% de seu uso na sociedade. (Parece estúpido, certo?) A mais nova solução TXAPITA de Micromobilidade compartilhada é o modo ideal para o uso diário. É ecológico, prático, disponível e acessível para todos – sendo extremamente inteligente!

Na TXAPITA, acreditamos que a experiência do usuário final é crucial para o sucesso das nossas soluções. Com isso em mente, trazemos o extraordinário Modelo S90L em parceria com a Segway que foi construído com foco em assistência dedicada por Inteligência Artificial, controles intuitivos, design ergonómico e pilotagem confortável para operar no sistema de flutuação livre com 24 estações de ancorarem e carregamento estratégicamente posicionadas em pontos de referência da Área Metropolitana de Maputo.

A integração da inteligência artificial na Micromobilidade e sua subsequente integração em modelos intermodais não apenas aumenta as opções de transporte, mas também melhora a eficiência operacional, promove a sustentabilidade ambiental e oferece uma experiência de mobilidade mais suave, autónoma e conveniente para os cidadãos. Esta abordagem é uma peça-chave no quebra-cabeça da mobilidade urbana do futuro, onde a tecnologia e a sustentabilidade se unem para criar cidades mais habitáveis e saudáveis.

“Nossas acções não só evidenciam o potencial da energia limpa, mas também demonstram a nossa dedicação em fornecer opções inovadoras de mobilidade para fazer de Maputo uma verdadeira Cidade Inteligente. Seguimos abrindo o caminho para um futuro mais inclusivo, próspero e sustentável.” 

Eddie Massinga

René Meneses