Tratar todas as pessoas com respeito
O respeito nem sempre tem a ver com o que diz - tem também a ver com a forma como age
Acreditamos que todos devem sentir-se apoiados e bem-vindos quando interagem com outras pessoas na comunidade Txapita. É por isso que criámos normas e políticas sobre comportamento ameaçador e rude, contacto após a viagem, contacto físico, discriminação, agressão sexual e má conduta, e danos materiais.
A Txapita comprometeu-se a ser uma empresa antirracista. Lembre-se de que, quando interage com outras pessoas na comunidade Txapita, pode conhecer pessoas com um aspecto diferente do seu, que pensam de forma diferente da sua ou que têm origens diferentes. Respeite essas diferenças.
Comportamento ameaçador e rude
Não são permitidos comportamentos agressivos, de confronto e de assédio. Não utilize linguagem ou faça gestos que possam ser desrespeitosos ou ameaçadores. Pode ser uma boa ideia manter-se afastado de tópicos pessoais que possam ser potencialmente divisivos, como religião e crenças políticas.
Dicas para entregadores
Mantenha conversas informais e amigáveis com os clientes, os comerciantes e entre si. Não faça perguntas pessoais nem aja de forma agressiva com os outros.
Se for o destinatário ou testemunha de qualquer comportamento ameaçador ou mal-educado, pode comunicar a situação à Txapita. Iremos abordar qualquer comunicação de acordo com as nossas políticas.
Sugestões para os clientes da Txapita Shop
Mantenha uma conversa informal e amigável com os entregadores. Não faça perguntas pessoais nem aja de forma agressiva com os outros.
Se for o destinatário ou testemunha de qualquer comportamento ameaçador ou mal-educado, pode comunicar a situação à Txapita. Iremos abordar qualquer comunicação de acordo com as nossas políticas.
Contacto pós-viagem
O contacto deve terminar quando a viagem ou a entrega estiver concluída, a menos que seja para devolver um artigo perdido. O contacto indesejado pode ser visto como assédio e inclui, por exemplo, enviar mensagens de texto, telefonar, visitar, contactar nas redes sociais ou tentar visitar alguém pessoalmente depois de uma viagem ou entrega ter sido concluída. Não partilhe informações de contacto desnecessárias.
Dicas para entregadores
Deve alertar imediatamente a Txapita se um cliente, utilizador ou comerciante o contactar por qualquer motivo que não seja a sua viagem ou entrega actual, ou para devolver um artigo perdido.
Sugestões para os clientes da Txapita Shop
Alerte imediatamente a Txapita se um entregador ou comerciante o contactar por qualquer motivo que não seja relacionado a sua viagem ou entrega actual, ou para devolver um artigo perdido.
Contacto físico
Ninguém na plataforma Txapita deve ser tocado sem o seu consentimento, ponto final. Não toque em estranhos ou em pessoas que acabou de conhecer enquanto estiver a utilizar qualquer uma das aplicações da Txapita. São permitidas excepções limitadas para pessoas que necessitem ou solicitem assistência física (por exemplo, clientes que possam necessitar de ajuda para carregar ou transportar uma encomenda). Nunca é permitido magoar ou ter a intenção de magoar alguém.
Discriminação
O cliente deve sentir-se sempre seguro e bem-vindo. É por isso que não toleramos condutas ou comportamentos racistas ou discriminatórios, incluindo em relação à equipa de apoio da Txapita.
Não discrimine ninguém nem aja de forma depreciativa em relação a alguém com base em características como a idade, cor da pele, deficiência, identidade de género, estado civil, gravidez, nacionalidade, raça, etnia, religião, sexo, orientação sexual, língua, localização geográfica ou qualquer outra caraterística protegida pela legislação relevante.
Dicas para entregadores
Não é permitido recusar ou cancelar intencionalmente pedidos apenas com o objectivo de evitar um determinado bairro devido às características das pessoas ou empresas que se encontram nessa zona.
Se for alvo de discriminação ou testemunhar um comportamento discriminatório, pode comunicar o incidente à Txapita tocando em Ajuda na aplicação do entregador para que a nossa equipa de apoio possa acompanhar o caso e tomar as medidas adequadas. Ligue para o 112 para obter assistência imediata se sentir que a sua segurança está em perigo.
A Txapita leva muito a sério as denúncias de comportamento discriminatório. Quaisquer utilizadores que se tenham envolvido em comportamento discriminatório ou utilizado linguagem discriminatória podem perder o acesso à plataforma Txapita.
Sugestões para os clientes da Txapita Shop
Não é permitido recusar ou cancelar pedidos devido a características legalmente protegidas de um entregador. Se acredita que um entregador recusa uma recolha devido a características legalmente protegidas suas ou dos seus relativos, comunique o incidente tocando em Ajuda na aplicação Txapita.
Se for alvo de discriminação ou testemunhar um comportamento discriminatório, pode comunicar o incidente à Txapita tocando em Ajuda na aplicação Txapita para que a nossa equipa de apoio possa acompanhar o caso e tomar as medidas adequadas. Ligue para o 112 para obter assistência imediata se sentir que a sua segurança está em perigo.
A Txapita leva muito a sério as denúncias de comportamento discriminatório. Quaisquer utilizadores que se tenham envolvido em comportamento discriminatório ou utilizado linguagem discriminatória podem perder o acesso à plataforma Txapita.
Sugestões para entregadores e clientes da Txapita Shop
Se acredita que lhe foi recusada uma entrega devido às suas características legalmente protegidas, comunique o incidente tocando em Ajuda na aplicação Txapita.
Se for alvo de discriminação ou testemunhar um comportamento discriminatório, pode comunicar o incidente à Txapita tocando em Ajuda na aplicação Txapita para que a nossa equipa de Apoio possa acompanhar o caso e tomar as medidas adequadas.
Sugestões para entregadores de bicicletas, scooters e motorizadas
Se acredita que outro entregador o intimidou, insultou ou assediou com base nas suas características legalmente protegidas, comunique o incidente tocando em Ajuda na aplicação Txapita.
Se for alvo de discriminação ou testemunhar um comportamento discriminatório, pode comunicar o incidente à Txapita tocando em Ajuda na aplicação Txapita para que a nossa equipa de Apoio possa acompanhar o caso e tomar as medidas adequadas.
Agressão sexual e má conduta
Todos nós valorizamos o nosso espaço pessoal e a nossa privacidade. Não há problema em conversar com outras pessoas, mantendo o respeito. Mas não faça comentários sobre o aspecto de alguém nem pergunte se é solteiro. É proibida a agressão sexual e a má conduta sexual de qualquer tipo. A agressão sexual e a má conduta sexual referem-se ao contacto ou comportamento sexual sem o consentimento explícito da outra pessoa.
O espaço pessoal e a privacidade devem ser respeitados. A lista a seguir (que não é exaustiva) fornece exemplos de condutas inadequadas que devem ser evitadas ao usar a Plataforma Txapita.
Comentar a aparência, fazer comentários depreciativos ou excessivamente "elogiosos"
Fazer comentários ou gestos explícitos, usar calúnias, dizer coisas gráficas ou sugestivas
Namoriscar (incluindo namoro não-verbal e sugestivo) ou estar demasiado próximo fisicamente
Exibir material indecente (por exemplo, objectos ou imagens sexualmente sugestivos)
Envolver-se em qualquer tipo de actividade sexual enquanto utiliza a plataforma Txapita (não importa se conhece a pessoa e/ou tem o seu consentimento)
Danos materiais
Nunca é permitido danificar bens. Alguns exemplos incluem danificar a scooter ou outro meio de transporte solicitado através da plataforma Txapita, partir ou vandalizar um telemóvel ou tablet, entornar intencionalmente comida ou bebida, fumar no veículo, danificar as instalações de um comerciante ou vomitar devido ao consumo excessivo de álcool ou outro. Se danificar bens, é inteiramente responsável pelo custo das taxas de limpeza e reparação, para além do desgaste normal.
Fazer perguntas pessoais (por exemplo, sobre o estado da relação ou a orientação sexual)