Tratar todas as pessoas com respeito

O respeito nem sempre tem a ver com o que diz - tem também a ver com a forma como age

Comportamento ameaçador e rude

Não são permitidos comportamentos agressivos, de confronto e de assédio. Não utilize linguagem ou faça gestos que possam ser desrespeitosos ou ameaçadores. Pode ser uma boa ideia manter-se afastado de tópicos pessoais que possam ser potencialmente divisivos, como religião e crenças políticas.

Dicas para entregadores

Mantenha conversas informais e amigáveis com os clientes, os comerciantes e entre si. Não faça perguntas pessoais nem aja de forma agressiva com os outros.

Se for o destinatário ou testemunha de qualquer comportamento ameaçador ou mal-educado, pode comunicar a situação à Txapita. Iremos abordar qualquer comunicação de acordo com as nossas políticas.

Sugestões para os clientes da Txapita Shop

Mantenha uma conversa informal e amigável com os entregadores. Não faça perguntas pessoais nem aja de forma agressiva com os outros.

Se for o destinatário ou testemunha de qualquer comportamento ameaçador ou mal-educado, pode comunicar a situação à Txapita. Iremos abordar qualquer comunicação de acordo com as nossas políticas.

Contacto pós-viagem

O contacto deve terminar quando a viagem ou a entrega estiver concluída, a menos que seja para devolver um artigo perdido. O contacto indesejado pode ser visto como assédio e inclui, por exemplo, enviar mensagens de texto, telefonar, visitar, contactar nas redes sociais ou tentar visitar alguém pessoalmente depois de uma viagem ou entrega ter sido concluída. Não partilhe informações de contacto desnecessárias.

Dicas para entregadores

Deve alertar imediatamente a Txapita se um cliente, utilizador ou comerciante o contactar por qualquer motivo que não seja a sua viagem ou entrega actual, ou para devolver um artigo perdido.

Sugestões para os clientes da Txapita Shop

Alerte imediatamente a Txapita se um entregador ou comerciante o contactar por qualquer motivo que não seja relacionado a sua viagem ou entrega actual, ou para devolver um artigo perdido.

Contacto físico

Ninguém na plataforma Txapita deve ser tocado sem o seu consentimento, ponto final. Não toque em estranhos ou em pessoas que acabou de conhecer enquanto estiver a utilizar qualquer uma das aplicações da Txapita. São permitidas excepções limitadas para pessoas que necessitem ou solicitem assistência física (por exemplo, clientes que possam necessitar de ajuda para carregar ou transportar uma encomenda). Nunca é permitido magoar ou ter a intenção de magoar alguém.

Discriminação

Dicas para entregadores

Sugestões para os clientes da Txapita Shop

Sugestões para entregadores e clientes da Txapita Shop

Sugestões para entregadores de bicicletas, scooters e motorizadas

Agressão sexual e má conduta

Todos nós valorizamos o nosso espaço pessoal e a nossa privacidade. Não há problema em conversar com outras pessoas, mantendo o respeito. Mas não faça comentários sobre o aspecto de alguém nem pergunte se é solteiro. É proibida a agressão sexual e a má conduta sexual de qualquer tipo. A agressão sexual e a má conduta sexual referem-se ao contacto ou comportamento sexual sem o consentimento explícito da outra pessoa.

O espaço pessoal e a privacidade devem ser respeitados. A lista a seguir (que não é exaustiva) fornece exemplos de condutas inadequadas que devem ser evitadas ao usar a Plataforma Txapita.

1

Fazer perguntas pessoais (por exemplo, sobre o estado da relação ou a orientação sexual)

2

Comentar a aparência, fazer comentários depreciativos ou excessivamente "elogiosos"

3

Fazer comentários ou gestos explícitos, usar calúnias, dizer coisas gráficas ou sugestivas

4

Namoriscar (incluindo namoro não-verbal e sugestivo) ou estar demasiado próximo fisicamente

5

Exibir material indecente (por exemplo, objectos ou imagens sexualmente sugestivos)

6

Envolver-se em qualquer tipo de actividade sexual enquanto utiliza a plataforma Txapita (não importa se conhece a pessoa e/ou tem o seu consentimento)

Danos materiais

Nunca é permitido danificar bens. Alguns exemplos incluem danificar a scooter ou outro meio de transporte solicitado através da plataforma Txapita, partir ou vandalizar um telemóvel ou tablet, entornar intencionalmente comida ou bebida, fumar no veículo, danificar as instalações de um comerciante ou vomitar devido ao consumo excessivo de álcool ou outro. Se danificar bens, é inteiramente responsável pelo custo das taxas de limpeza e reparação, para além do desgaste normal.