Directrizes da comunidade Txapita
As nossas Directrizes da Comunidade foram desenvolvidas para ajudar a tornar cada experiência segura, harmoniosa e respeitosa. Quer seja um condutor ou um passageiro, um utilizador Txapita ou um entregador, um estabelecimento ou um cliente Txapita Shop, espera-se que todos tratem uns aos outros com respeito, ajudem a manter a segurança uns dos outros e cumpram a lei.
Destaque das orientações da comunidade
Não seguir qualquer uma das nossas Directrizes da Comunidade pode resultar na perda de acesso às suas contas Txapita. Aqui estão alguns exemplos:
- O consumo de drogas e recipientes abertos de álcool nunca são permitidos durante a utilização das aplicações Txapita;
- Discriminar alguém com base em características como idade, cor, deficiência, identidade de género, estado civil, nacionalidade, raça, religião, sexo, orientação sexual ou qualquer outra característica protegida pela legislação relevante;
- Utilizar aplicações Txapita para cometer qualquer crime;
- Agressão sexual ou má conduta sexual;
Directrizes adicionais para o Txapita Shop
Para além de seguirem todas as Directrizes da Comunidade da Txapita, os utilizadores do Txapita Shop também têm de seguir um conjunto adicional de normas.
Entrega correcta das encomendas
Uma pasta com isolamento térmico pode contribuir para uma melhor experiência do cliente, mas não é necessário, a menos que esteja a fazer entregas num local onde tal seja exigido por lei. As entregas por bicicleta, scooter ou motorizadas podem beneficiar de uma pasta mais especializada para proteger as encomendas do movimento e das condições climatéricas. Os estabelecimentos e os clientes esperam que entregue as suas encomendas em segurança e de acordo com as normas de segurança relevantes. Por exemplo, a abertura de embalagens durante a entrega pode provocar a presença de matérias estranhas na encomenda, o que pode representar um risco significativo para a segurança dos clientes.
Siga as recomendações do estabelecimento
Os estabelecimentos podem delinear determinadas directrizes de entrega que promovem a segurança, aderem à orientações regulamentares ou acomodam as restrições dos clientes, e esperam que as siga – por exemplo, avisos do estabelecimento para manter documentos segregados entre urgentes e importantes dos menos urgentes ou menos importantes.
Cumpra com a legislação relativa à entrega de bebidas alcoólicas
Apenas os clientes com idade legal para comprar álcool e que não estejam intoxicados podem encomendar ou receber encomendas de álcool, quando disponíveis. Os entregadores são responsáveis por seguir os requisitos nacionais para a entrega de álcool, que muitas vezes incluem pedir aos clientes que mostrem o seu BI e recusar a entrega se um cliente for menor de idade.
Dicas de segurança
O seu espaço pessoal e o seu conforto devem ser respeitados sempre que estiver a conduzir ou a fazer entregas connosco. Se se deparar com um cliente difícil, aqui ficam algumas recomendações.
Pode cancelar uma encomenda em qualquer altura
Se se sentir ameaçado ou inseguro, pode terminar a viagem e comunicar-nos o incidente.
Comunique o incidente
A Txapita analisa todas as comunicações enviadas à nossa equipa de apoio ao cliente que possam violar as nossas Directrizes da Comunidade. Para comunicar um incidente através da sua aplicação, aceda a Ajuda, seleccione a viagem relevante e envie uma mensagem à nossa equipa de apoio.
Contacte as autoridades em caso de emergência
Se precisar de ajuda durante uma viagem, utilize o botão de emergência da aplicação para contactar as autoridades. A aplicação apresenta a sua localização e os detalhes da viagem, para que possa partilhá-los rapidamente com os serviços de emergência.
Perguntas frequentes
A Txapita recebe feedback através de uma variedade de canais, analisa as comunicações enviadas à nossa equipa de apoio ao cliente que possam violar as nossas Directrizes da Comunidade e pode investigar através de uma equipa especializada. Poderemos suspender a sua conta até a nossa análise estar concluída. Não seguir qualquer uma das nossas Directrizes da Comunidade pode resultar na perda de acesso à sua conta Txapita. Isto pode incluir determinadas acções que possa realizar fora das aplicações, se determinarmos que essas acções ameaçam a segurança da comunidade Txapita ou causam danos à marca, reputação ou negócio da Txapita.
Não seguir qualquer uma das nossas Directrizes da Comunidade pode resultar na perda de acesso às suas contas Txapita. Seguem-se alguns exemplos de violações das Directrizes da Comunidade:
- Contacto físico. Magoar ou ter a intenção de magoar alguém.
- Comportamento ameaçador e rude. Usar linguagem ou gestos que possam ser desrespeitosos, ameaçadores ou inadequados.
- Violação de leis. Violar qualquer lei aplicável, incluindo regras e regulamentos do aeroporto quando estiver no aeroporto, e regras de trânsito, como leis de velocidade e tráfego, em qualquer altura quando utilizar as aplicações Txapita. Todos os motoristas e entregadores que utilizem um veículo são obrigados por lei a manter uma carta de condução válida, seguro e os documentos do veículo.
- Discriminação. Discriminar alguém com base em características como idade, cor, deficiência, identidade de género, estado civil, nacionalidade, raça, religião, sexo, orientação sexual ou qualquer outra caraterística protegida pela legislação relevante.
- Drogas e álcool. Conduzir ou andar de bicicleta embriagado (é contra a lei).
- Fraude. O engano pode enfraquecer a confiança e também ser perigoso. Exemplos de fraude incluem aumentar deliberadamente o tempo ou a distância de uma viagem ou entrega para fins fraudulentos; aceitar pedidos de viagem, encomenda ou entrega sem a intenção de os concluir, incluindo provocar o cancelamento por parte dos utilizadores para fins fraudulentos; criar contas fictícias para fins fraudulentos; reclamar taxas ou encargos fraudulentos, como falsas taxas de limpeza; solicitar, aceitar ou concluir intencionalmente viagens ou entregas fraudulentas ou falsificadas; alegar ter concluído uma entrega sem nunca ter recolhido o artigo de entrega; recolher uma encomenda, mas reter a totalidade ou parte da encomenda e não entregar a totalidade da encomenda; abusar de promoções e/ou não as utilizar para o fim a que se destinam; contestar encargos por motivos fraudulentos ou ilegítimos; ou criar contas duplicadas indevidas.
- Partilha de conta. Para utilizar qualquer aplicação Txapita, tem de se registar e manter uma conta activa. Não deixe que outra pessoa utilize a sua conta e nunca partilhe as suas informações pessoais relacionadas com a sua conta, como o nome de utilizador e a palavra-passe, com mais ninguém. Por exemplo, os entregadores devem efectuar eles próprios todas as partes da entrega - incluindo qualquer manuseamento após a recolha da encomenda no estabelecimento até à entrega final ao cliente - sem qualquer excepção.
- Fornecer informações incorrectas sobre o veículo. Para facilitar a recolha ou a entrega, as aplicações da Txapita Shop fornecem aos utilizadores e clientes informações de identificação sobre os condutores e entregadores e os respectivos veículos, incluindo o número da matrícula, a marca e o modelo do veículo, a fotografia de perfil e o nome. Informações inexactas ou desactualizadas criam confusão entre os utilizadores e clientes e podem diminuir a sua experiência de utilização das aplicações Txapita.
- Sexo durante a utilização das aplicações Txapita. A Txapita tem uma regra de proibição de sexo. O contacto sexual é proibido durante a utilização das aplicações Txapita, incluindo durante uma viagem ou entrega, independentemente de conhecer a pessoa ou de esta lhe dar o seu consentimento.
- Agressão e má conduta sexual. A Txapita proíbe qualquer tipo de agressão sexual e má conduta sexual. A agressão sexual e a má conduta sexual referem-se ao contacto ou comportamento sexual sem o consentimento explícito da outra pessoa.
- Contacto indesejado com os utilizadores após uma entrega. O contacto deve terminar quando a entrega estiver concluída, excepto se for para devolver um artigo perdido. Por exemplo, não é permitido enviar mensagens de texto, telefonar, visitar ou tentar visitar alguém pessoalmente após a conclusão de uma entrega.
Sim. As Directrizes Comunitárias da Txapita aplicam-se a todos os que utilizam qualquer uma das nossas aplicações, incluindo clientes, estabelecimentos e funcionários da Txapita, bem como entregadores e passageiros.
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