Directrizes da comunidade Txapita
As nossas Directrizes da Comunidade foram desenvolvidas para ajudar a tornar cada experiência segura, harmoniosa e respeitosa. Quer seja um condutor ou um passageiro, um utilizador Txapita ou um entregador, um estabelecimento ou um cliente Txapita Shop, espera-se que todos tratem uns aos outros com respeito, ajudem a manter a segurança uns dos outros e cumpram a lei.
Destaque das orientações da comunidade
Não seguir qualquer uma das nossas Directrizes da Comunidade pode resultar na perda de acesso às suas contas Txapita. Aqui estão alguns exemplos:
- O consumo de drogas e recipientes abertos de álcool nunca são permitidos durante a utilização das aplicações Txapita;
- Discriminar alguém com base em características como idade, cor, deficiência, identidade de género, estado civil, nacionalidade, raça, religião, sexo, orientação sexual ou qualquer outra característica protegida pela legislação relevante;
- Utilizar aplicações Txapita para cometer qualquer crime;
- Agressão sexual ou má conduta sexual;
Directrizes adicionais para o Txapita Shop
Para além de seguirem todas as Directrizes da Comunidade da Txapita, os utilizadores do Txapita Shop também têm de seguir um conjunto adicional de normas.
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Entrega correcta das encomendas
Uma pasta com isolamento térmico pode contribuir para uma melhor experiência do cliente, mas não é necessário, a menos que esteja a fazer entregas num local onde tal seja exigido por lei. As entregas por bicicleta, scooter ou motorizadas podem beneficiar de uma pasta mais especializada para proteger as encomendas do movimento e das condições climatéricas. Os estabelecimentos e os clientes esperam que entregue as suas encomendas em segurança e de acordo com as normas de segurança relevantes. Por exemplo, a abertura de embalagens durante a entrega pode provocar a presença de matérias estranhas na encomenda, o que pode representar um risco significativo para a segurança dos clientes.
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Siga as recomendações do estabelecimento
Os estabelecimentos podem delinear determinadas directrizes de entrega que promovem a segurança, aderem à orientações regulamentares ou acomodam as restrições dos clientes, e esperam que as siga – por exemplo, avisos do estabelecimento para manter documentos segregados entre urgentes e importantes dos menos urgentes ou menos importantes.
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Cumpra com a legislação relativa à entrega de bebidas alcoólicas
Apenas os clientes com idade legal para comprar álcool e que não estejam intoxicados podem encomendar ou receber encomendas de álcool, quando disponíveis. Os entregadores são responsáveis por seguir os requisitos nacionais para a entrega de álcool, que muitas vezes incluem pedir aos clientes que mostrem o seu BI e recusar a entrega se um cliente for menor de idade.
Dicas de segurança
O seu espaço pessoal e o seu conforto devem ser respeitados sempre que estiver a conduzir ou a fazer entregas connosco. Se se deparar com um cliente difícil, aqui ficam algumas recomendações.
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Pode cancelar uma encomenda em qualquer altura
Se se sentir ameaçado ou inseguro, pode terminar a viagem e comunicar-nos o incidente.
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Comunique o incidente
A Txapita analisa todas as comunicações enviadas à nossa equipa de apoio ao cliente que possam violar as nossas Directrizes da Comunidade. Para comunicar um incidente através da sua aplicação, aceda a Ajuda, seleccione a viagem relevante e envie uma mensagem à nossa equipa de apoio.
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Contacte as autoridades em caso de emergência
Se precisar de ajuda durante uma viagem, utilize o botão de emergência da aplicação para contactar as autoridades. A aplicação apresenta a sua localização e os detalhes da viagem, para que possa partilhá-los rapidamente com os serviços de emergência.
Perguntas frequentes
A Txapita recebe feedback através de uma variedade de canais, analisa as comunicações enviadas à nossa equipa de apoio ao cliente que possam violar as nossas Directrizes da Comunidade e pode investigar através de uma equipa especializada. Poderemos suspender a sua conta até a nossa análise estar concluída. Não seguir qualquer uma das nossas Directrizes da Comunidade pode resultar na perda de acesso à sua conta Txapita. Isto pode incluir determinadas acções que possa realizar fora das aplicações, se determinarmos que essas acções ameaçam a segurança da comunidade Txapita ou causam danos à marca, reputação ou negócio da Txapita.
Não seguir qualquer uma das nossas Directrizes da Comunidade pode resultar na perda de acesso às suas contas Txapita. Seguem-se alguns exemplos de violações das Directrizes da Comunidade:
- Contacto físico. Magoar ou ter a intenção de magoar alguém.
- Comportamento ameaçador e rude. Usar linguagem ou gestos que possam ser desrespeitosos, ameaçadores ou inadequados.
- Violação de leis. Violar qualquer lei aplicável, incluindo regras e regulamentos do aeroporto quando estiver no aeroporto, e regras de trânsito, como leis de velocidade e tráfego, em qualquer altura quando utilizar as aplicações Txapita. Todos os motoristas e entregadores que utilizem um veículo são obrigados por lei a manter uma carta de condução válida, seguro e os documentos do veículo.
- Discriminação. Discriminar alguém com base em características como idade, cor, deficiência, identidade de género, estado civil, nacionalidade, raça, religião, sexo, orientação sexual ou qualquer outra caraterística protegida pela legislação relevante.
- Drogas e álcool. Conduzir ou andar de bicicleta embriagado (é contra a lei).
- Fraude. O engano pode enfraquecer a confiança e também ser perigoso. Exemplos de fraude incluem aumentar deliberadamente o tempo ou a distância de uma viagem ou entrega para fins fraudulentos; aceitar pedidos de viagem, encomenda ou entrega sem a intenção de os concluir, incluindo provocar o cancelamento por parte dos utilizadores para fins fraudulentos; criar contas fictícias para fins fraudulentos; reclamar taxas ou encargos fraudulentos, como falsas taxas de limpeza; solicitar, aceitar ou concluir intencionalmente viagens ou entregas fraudulentas ou falsificadas; alegar ter concluído uma entrega sem nunca ter recolhido o artigo de entrega; recolher uma encomenda, mas reter a totalidade ou parte da encomenda e não entregar a totalidade da encomenda; abusar de promoções e/ou não as utilizar para o fim a que se destinam; contestar encargos por motivos fraudulentos ou ilegítimos; ou criar contas duplicadas indevidas.
- Partilha de conta. Para utilizar qualquer aplicação Txapita, tem de se registar e manter uma conta activa. Não deixe que outra pessoa utilize a sua conta e nunca partilhe as suas informações pessoais relacionadas com a sua conta, como o nome de utilizador e a palavra-passe, com mais ninguém. Por exemplo, os entregadores devem efectuar eles próprios todas as partes da entrega - incluindo qualquer manuseamento após a recolha da encomenda no estabelecimento até à entrega final ao cliente - sem qualquer excepção.
- Fornecer informações incorrectas sobre o veículo. Para facilitar a recolha ou a entrega, as aplicações da Txapita Shop fornecem aos utilizadores e clientes informações de identificação sobre os condutores e entregadores e os respectivos veículos, incluindo o número da matrícula, a marca e o modelo do veículo, a fotografia de perfil e o nome. Informações inexactas ou desactualizadas criam confusão entre os utilizadores e clientes e podem diminuir a sua experiência de utilização das aplicações Txapita.
- Sexo durante a utilização das aplicações Txapita. A Txapita tem uma regra de proibição de sexo. O contacto sexual é proibido durante a utilização das aplicações Txapita, incluindo durante uma viagem ou entrega, independentemente de conhecer a pessoa ou de esta lhe dar o seu consentimento.
- Agressão e má conduta sexual. A Txapita proíbe qualquer tipo de agressão sexual e má conduta sexual. A agressão sexual e a má conduta sexual referem-se ao contacto ou comportamento sexual sem o consentimento explícito da outra pessoa.
- Contacto indesejado com os utilizadores após uma entrega. O contacto deve terminar quando a entrega estiver concluída, excepto se for para devolver um artigo perdido. Por exemplo, não é permitido enviar mensagens de texto, telefonar, visitar ou tentar visitar alguém pessoalmente após a conclusão de uma entrega.
Sim. As Directrizes Comunitárias da Txapita aplicam-se a todos os que utilizam qualquer uma das nossas aplicações, incluindo clientes, estabelecimentos e funcionários da Txapita, bem como entregadores e passageiros.
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